Qi gong

Aulas-Qi-Gong-ParqueO Qigong (Chi Kung) é uma arte milenar de origem chinesa que combina exercícios de respiração profunda, concentração mental e movimentos do corpo, com finalidade de canalizar, equilíbrar e aumentar a energia vital, além de produzir um reforço generalizado da saúde . A energia vital, chamada em chinês de Qi (chi) é a energia que flui em nosso corpo através de canais e meridianos, mantendo nossos órgãos e sistemas interligados. Se o Qi sofre algum desequilibrio, Yang (positivo) ou Yin (negativo), as doenças aparecem.

O Qigong segue uma prática combinada de respiração, concentração e movimiento. Na Medicina Tradicional Chinesa, os médicos utilizam a acupuntura tradicional, moxabustão e ervas de cura, mas quando os pacientes se sentem melhor, prescrevem a prática de exercícios especiais como o Qigong; os chineses acreditam e praticam a medicina preventiva e o fortalecimento da saúde através do Qigong.

RESPALDO NA CHINA

Estudos apontam que muitas das rotinas de Qigong foram criadas na China entre os anos 300 e 450 da era Cristã, principalmente por médicos taoístas. Graças a seu profundo conhecimento do desempenho energético dos canais e meridianos existentes em nosso corpo, rotinas de exercícios foram criadas para fortalecer órgãos específicos, como o coração, pulmões, baço, fígado, estômago e rins entre outros. Estas rotinas de exercícios tradicionais ainda são praticados hoje por milhões de pessoas em toda a China, e nas últimas décadas têm sido pesquisadas​​, compiladas e reeditadas pela Chinese Health Qigong Association, principal organização chinesa de promção e disseminação destes exercícios em todo o mundo.

qigong-Logo

BENEFÍCIOS DO QI GONG

Nos exercícios de Qigong a respiração utilizada é a respiração abdominal, que produz um efeito semelhante a uma massagem nos órgãos internos. As posições e movimentos de mãos, braços e pernas também contribuem para o estimulo dos meridianos e canais de energia de nosso corpo que estão diretamente relacionados aos órgãos e sistemas: cardiovascular, respiratório, digestivo, nervoso, endócrino , imunológico e músculo-esquelético. A prática continua de exercícios de Qigong regula a pressão arterial, a circulação sanguínea periférica e cerebral, diminui a freqüência respiratória, fortalece o sistema imunológico, regula o tônus ​​muscular, melhora a postura, aumenta a elasticidade dos músculos e tendões, energiza órgãos internos e aumenta o nível de atenção.

Pesquisas na China relatam que exercícios de Qigong podem amenizar ou mesmo eliminar doenças como insônia, estresse , gastrite, dores de cabeça , reumatismo, úlceras, doenças cardiovasculares e muito mais. Assim, os efeitos diretos da prática do Qigong são imediatos no que se refere ao fortalecimento da saúde e melhoria da qualidade de vida.

Qi Gong é a capacidade de transformar, tornando as pessoas mais seguras, fortes e equilibradas para viver em um mundo melhor.

Deixe um comentário